Dando uma de Repórter: Entrevista com a autora Tammy Luciano

Oi pessoas, tudo bom com vocês? Espero que sim. Hoje venho trazendo mais uma entrevista do quadro Dando uma de Repórter, onde desta vez, a entrevistada fora a querida Tammy Luciano autora do livro "Garota Replay" que já fora resenha aqui no blog (resenha). Vejam abaixo um pouquinho sobre ela, e logo após a entrevista:
"A atriz, jornalista e escritora Tammy Luciano é a autora de “Garota Replay”. Carioquíssima, Tammy já foi colunista em importantes veículos de comunicação, fez curso de roteiro em Washington, D. C., trabalhou na Idea Television, além de ter feito várias participações em peças e novelas, como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino, Caminhos do Coração, e episódios do Linha Direta e A Grande Família.
A atriz escreveu os livros “Fernanda Vogel – na passarela da vida”, “Novela de Poemas” e “Sou Toda Errada”. Costuma dizer que não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta.
Considerada um símbolo midiático das redes sociais, em 2011, a Tammy participou do Programa do Jô e em outubro do mesmo ano, o filme “A Rua Daqueles Homens”, com roteiro produzido pela escritora foi selecionado para o Cine Cufa 2011, com exibição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)." - Fonte.
Como surgiu a ideia de ser escritora?
Não foi uma decisão de um dia. Os acontecimentos me fizeram encontrar a profissão. Sempre amei escrever. Primeiro em agendas. Depois passei a escrever poemas, crônicas, peças de teatro. Em 2001 escrevi uma crônica falando do falecimento da modelo Fernanda Vogel. Aí surgiu o convite para o primeiro livro. Não lembro da minha vida sem escrever, é muito especial.

Quanto tempo levou para que finalizasse a obra? 
Depende. Eu escrevi quatro livros. O primeiro, Fernanda Vogel na Passarela da Vida, demorei um ano e meio. Novela de Poemas é uma coletânea de poemas escritos ao longo de anos. Sou Toda Errada e Garota Replay eu demorei um ano mais ou menos.

Como foi feita a escolha da capa? 
No caso de Garota Replay, a minha editora (Novo Conceito) fez em formato de desenho porque eu demonstrei que curtia mais. Também dei a ideia da capa ser a Thizi encontrando a sua Replay. Eles foram super fofos, contrataram uma ilustradora maravilhosa, a Sabrina Eras, e realizaram meu sonho. Eu simplesmente amo as personagens que a Sabrina desenhou. São lindas!

O que você sentiu quando teve o livro em mãos? 
Quando eu finalizo o livro e mando para a editora, eu não choro. Quando seguro o livro pela primeira vez, eu sempre fico muito emocionada. É porque passa na cabeça tudo que aconteceu até aquele momento. Não é fácil publicar um livro e quando você o pega nas mãos, é a concretização de um sonho. Um sonho lindo!

Qual livro está na sua cabeceira? 
No momento, meu livro novo. É que estou dando uma revisada e acertando uma mudança que o meu editor pediu. Depois que virei escritora profissional, passei a ler menos do que antes, porque preciso ler muito meu próprio livro. Mas o próximo livro que vou ler é Amigas (Im)perfeitas da minha amiga perfeita Leila Rego.

Como você define o livro "Garota Replay"?
É um livro jovem sobre uma garota de 20 anos que depois de uma decepção enorme com o namorado amadurece e ainda descobre um mistério sobre sua vida. O livro foi escrito para garotas de 15, 16 anos e sinto que esse público é que tem recebido de maneira mais positiva o livro. Fico muito feliz pelas leitoras curtirem o mistério da Replay e se apaixonarem pelo personagem Tito. Adoro quando me escrevem dizendo: Tammy, eu quero encontrar o meu Tito!

Qual é o seu genero literário favorito? 
Gosto demais dos livros ditos mulherzinha, os chick-lits. Sempre adorei! Tem gente que diz que sou uma escritora chick-lit. Eu não escrevo de maneira muito engraçada, como diz o significado desse gênero. Minhas personagens estão sempre vivendo momentos difíceis da vida, mas fico feliz quando acham que sou uma autora chick-lit. Apesar disso, tenho vários leitores garotos que curtem o meu trabalho. Garota Replay recebeu várias resenhas positivas de garotos. Comemorei muito!

O que você acha da literatura no Brasil?
 Acho que o Brasil é muito competente em publicar livros, mas ainda temos que batalhar para que os livros sejam ainda mais populares. Conheço muita gente que não gosta de ler e isso me deixa triste. Primeiro, porque a pessoa está perdendo uma chance maravilhosa de se divertir com a leitura. Mas já melhorou demais, porque vejo como os adolescentes estão lendo. Os eventos literários estão rodeados por jovens, é muito significativo esse momento. Talvez, no futuro, tenhamos uma sociedade melhor. E, claro, algo que eu torço demais para a Literatura Nacional conquistar ainda mais os leitores.

Como você se sente ao saber que "Garota Replay" foi publicado por uma das editoras mais consagradas do mundo literario? 
Bem, vale dizer que essa conquista não foi só minha. Eu tenho um agente literário, Bruno Borges, que estava comigo nessa busca de editora. Fiquei muito feliz com a conquista, porque são 20 anos escrevendo. Demorou, mas aconteceu. Não é fácil ser escritor no Brasil e foi demais saber que eu seria a primeira escritora brasileira do Selo Novo Conceito Jovem. A parte boa é que trabalhei muito, esse ano todo, para divulgar o livro e ainda consegui terminar mais um livro.

Dentre todas as editoras que temos hoje em nosso pais, se você tivesse o privilégio de escolher em qual delas publicar seu próximo livro, qual seria a "honrada"? 
Eu estou muito feliz na Novo Conceito. Na verdade, eu fui escolhida pela editora, mas também a escolhi. Só mandei Garota Replay para duas editoras grandes que eu me identificava. O livro foi aprovado nas duas editoras e eu optei pela Novo Conceito, porque a proposta era ótima. Meu relacionamento com a editora é o melhor possível. Eles me tratam com muito carinho, a equipe é super parceira. Estou exatamente onde gostaria de estar. O que é bom demais, porque batalhei tantos anos, passei tantas madrugadas escrevendo, sofri... Mas o sol chegou!

Para uma relaxante leitura você prefere o que? chá, café ou chocolate? 
Eu tomo café assim que acordo todos os dias, mas adoro um chá de madrugada, enquanto leio. Também amo Chocolate quente!

Qual recado você deixa para quem leu ou vai ler "Garota Replay"? 
Para quem leu, meu muito obrigada. Recebo muitos recados de leitores e só posso agradecer esse apoio. Quem ainda não leu, espero que adore a história e o mistério da Replay. E podem me escrever contando depois o que acharam. Adoro receber notícias dos leitores!

E para os leitores do meu blog, tem algo a dizer? 
Adorei estar aqui no Leitor Compulsivo. Quem ainda não conhece meu trabalho, pode visitar meu site: www.tammyluciano.com.br Na entrada do meu site tem os links para todas as minhas redes sociais, vídeos, textos, blog... David, quero agradecer seu carinho comigo e desejar ainda mais sucesso para o seu Blog! Sejam sempre felizes. Beijo.


33 comentários:

  1. Awn, adorei a sua entrevista!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista,
    ela parece uma fofa... Estou ansiosa para ler algo dela.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ela é muito simpática :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista Dsvid! Estou ansiosa para ler os livros da Tammy Luciano, Sou Toda Errada e Garota Replay. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a Tammy nem as obras dela. Foi ótimo conhecer a traves de seu blog

    Beijinhos
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista e seu blog ta muito lindo David :)

    Passa lá no blog:
    www.robertamaquiagens.blogspot.com.br

    Bom Feriado!
    Beijinhus...

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a entrevista!
    Um fofa!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ela é super fofa, adorei a entrevista :)

    www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista. O livro garota replay parece ser bem interessante, vai entrar na lista dos livros que eu quero ler hahah
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei Garota Replay e também quero encontrar o meu Tito rs.
    Parabéns pela postagens, é sempre bom conhecer melhor os autores que eu gosto.

    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei a entrevista!! o/
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Legal a entrevista, está de parabéns.
    É difícil ver entrevistas nos blogs, e achei legal que você conseguiu uma. O livro dela não é o tipo de livro que gosto, mas parece legal.

    Estou seguindo seu blog, da uma conferida no meu e segue lá tbm.

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei bacana a entrevista, é difícil ver entrevistas nos blogs e achei legal você ter conseguido uma.
    O livro dela não é meu tipo de leitura, mas gostei de saber um pouco sobre ela e o livro, até então desconhecidos.

    Estou te seguindo, se quiser, da uma conferida no meu e segue lá tbm.

    Abração!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi David! Ela é super simpática, que bom que teve sorte com a editora, tem muitos bons escritores que não recebem apoio nenhum das suas e acabam sendo prejudicados.

    Parabéns pela entrevista.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Awn :3
    A Tammy é muito fooofa! *-*
    Adoro-a. Ela sempre é simpática, solidária e gentil. Sou louco para conhecê-la.
    Adorei a entrevista.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhhh eu morro de vontade de ler Garota Replay esse livro faz muito o meu estilo! *--*
    Amei a entrevista ela é uma fofa!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Uma vez eu entrevistei um autor também. é sempre divertido, não é mesmo? Conhecia o livro dela, porém não li, uma pena :/
    *Vitamina de Pimenta*

    ResponderExcluir
  18. Gostei da entrevista. A Tammy é uma fofa.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde :)
    Bem legal a entrevista *--*
    Concordo com ela...devemos popularizar a literatura no Brasil e literatura brasileira.
    Eu só conhecia "Garota Replay" dela >.<

    Abraços e bom final de semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  20. Só tive a oportunidade de ler um livro da Tammy, que foi "Garota Replay" e gostei bastante, mas todo livro tem seus "detalhes", rsrs... Acho que a Tammy tem realmente muito potencial e possuo muita curiosidade em ler seus outros livros! Ela é mega simpática, adoro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Acho a Tammy uma ótimo escritora, super simpática e tem bem a cara do Brasil! Estou curiosa para ler esse livro novo que ela está revisando!
    Beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito bacana a entrevista com a autora
    Eu já tive a oportunidade de entrevista-la e de ler o livro Garota replay, gostei muito

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. amo o livro dela, é super perfeito! E a entrevista ficou muito boa mesmo, amei


    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gostei da entrevista, é ótimo conhecer os escritores e também estou seguindo os passos delas com agendas e poemas...

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a entrevista \o/
    ela parece ser super legal :D
    bjinhos

    ResponderExcluir
  26. Muito bacana a entrevista com a Tammy Luciano.
    Já vi blogs sorteando e fazendo resenha (acho que inclusive aqui) do livro Garota Replay, mas confesso que ainda não li.

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Ah sou louca para ler Garota Replay, leio coisas maravilhosas sobre o livro, parabéns Tammy.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá! Desculpe incomodar, mas sou uma seguidora do seu blog e o admiro muito. Também tenho um blog (um pouco mais simples e menos profissional), porém gostaria de propor uma parceria: trocaríamos banners ou links e seguiríamos publicamente os blogs. O que me diz? Agradeço a atenção. Gabriela Castro. http://abrindooslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Estou com muita vontade de ler um livro dela.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Não sabia que ela tinha escrito sobre a modelo, curi saber mais da autora =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  31. Olá, querido.

    A Tammy é mesmo uma fofa! Amei Garota Replay e achei a entrevista super bacana. Fui lendo distraidamente e quando percebi já estava no final. Fico contente que o sol tenha chegado para a Tammy. Desejo que ele também chegue para tantos outros bons escritores que têm surgido no Brasil.

    Infelizmente, muitos pensam que para ser escritor basta ter uma história para contar. Enquanto esse pensamento não mudar, os autores internacionais serão sempre mais lidos no nosso país. Eles fazem faculdade de escrita criativa! Se quisermos alcançá-los, teremos que nos esforçar bastante. Por que será que ainda não existe faculdade para formar escritores no Brasil, hein? =/

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  32. Se eu não me engano, no dia que fui a Bienal SP, ela iria estar lá, uma pena eu não ter ficado... esse livro dela me parece ser bem legal, vi ótimas resenhas!

    ~Glaucia

    http://www.leitorait.com/

    ResponderExcluir