Resenha: Presságio


Editora: Novo Século
Autor (a): Leonardo Barros
Páginas: 220
Nota do David: 4,0
Cortesia do autor
Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.

Presságio narra a história de Alice, um mulher que é atormentada desde criança com visões do futuro, conhecidas como presságios.Diagnosticada como psicótica por inúmeros psiquiatras, Alice prevê um assassinato e, para evitar uma injustiça, como também para provar que é uma pessoa normal, ela tentará evitar que o serial killer faça uma nova vitima.

Depois de um bom tempo sem ler romances policiais, resolvi apostar em "Presságio", e felizmente não me decepcionei. Achei que ficaria receoso com o tema, mas devido as críticas positivas, resolvi dar uma chance. O livro aborda um tema novo, que eu nunca havia lido em livro nenhum: uma personagem com o dom de prever acontecimentos futuros.

O livro é narrado em terceira pessoa, intercalado por cenas da investigação da policia e da vida de Alice. O que, em um primeiro momento, se tornou um problema, pois ambas as narrações estavam me fazendo confundir certos acontecimentos a ponto de eu ter que voltar algumas páginas para conseguir entender o que havia acontecido na história.

Alice é uma personagem forte e decidida. No início ainda tive algumas duvidas sobre sua personalidade, mas no decorrer da história, percebi que mesmo com todos os problemas que ela estava passando, conseguiu demonstrar ser uma mulher firme e que não desiste tão fácil de seus objetivos.

A obra é cheia de mistério, mortes e suspense. Os personagens, a principio, não são tão explorados, o que não me ajudou muito para que a narrativa prendesse no começo, porém, com o passar das páginas, o livro da um verdadeiro UP em relação a tudo ... narração, descrição das cenas e etc.

O final é surpreendente. Tentei inúmeras vezes adivinhar quem era o tal assassino, no entanto, minhas sugestões não passaram nem perto de quem era.

Se não fosse por alguns probleminhas que tive com o livro no início, poderia até dar uma nota maior, mas, o autor pecou no início da obra, na minha opinião. Mesmo assim, não deixo de recomenda-lo, só peço que todos tenham um pouco de paciência no começo, pois o livro tem muito pra mostrar!


28 comentários:

  1. Adoro esse livro, super ótimo!
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  2. O livro parece muito bom, mas confesso que não é meu estilo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa David sua opinião foi praticamente igual a minha em relação ao livro. Também achei o livro um pouco devagar no começo, mas algumas páginas depois ele ficou muito bom mesmo. Gostei muito do final, também não descobri quem era o assassino e acho que terminou com cara de 'presságio 2', ficou um gancho ali para uma possível continuação. Parabéns pela resenha. Abraço!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puts David, tava até começando a gostar do livro, mas quando você disse que é narrado em 3° pessoa.. vish! Tenho pavor de livros assim :C

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, e adoro ler romances policiais, espero futuramente ter a oportunidade de lê-lo. Obrigado pela resposta sobre parceria, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pareceu ser um bom livro, com uma história inquieta e intrigante.
    E quanto a ter que voltar e reler algum pedaço... aff... sempre faço isso quando leio alguma coisa, me distraio muito fácil, já estou até acostumada! kkkk
    Bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    acabei de ler esse livro ontem e tive a mesma opinião que você, apesar de que já fui conquistada desde o início! Também me surpreendi bastante com o final e já tinha visto personagens que prevem o futuro, mas o modo como o dom da Alice se manifesta foi mesmo algo muito original! Eu que não queria estar na pele da moça... Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie David =)

    Estou lendo bastante resenhas desse livro nas ultima semanas, e ele me parece muito interessante e surpreendente mesmo.

    Se eu tiver oportunidade vou ler ele com certeza!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Tenho um pouco de receio com livros do tipo, mas acabei adorando a resenha. Não compraria, tenho certeza, mas se tivesse um dia sem nada pra fazer, eu me arriscaria a ler, sim, HAHA
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Odeio quando enrola muito no começo, mas eu sempre insisto porque acho que posso me surpreender, hehe!
    E essa coisa de tentar descobrir o assassino e coisa e tal é muito minha área, adoro!
    Boa indicação!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho lido livros tão cheio de detalhes e longos que ando querendo uma leitura leve e fácil, rs.
    Não me animei por conta do início complicadinho :/
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha... esse livro parece ótimo.
    Beijo
    Boa sexta

    ResponderExcluir
  13. É tão ruim quando logo no inicio o livro tem esses "probleminhas" né David? Acabam desanimando... já li livros assim, mas nunca desisto... e muitas vezes no fim tenho uma bela surpresa ;)

    Bom fim de semana!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  14. A resenha ficou ótima, o livro parece ser muito bom, logo que vi o título lembrei de um filme com o mesmo nome, mas não tem haver com o livro.

    Beeeijos .
    territorioteen-suh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me lembrou outro nacional "E no seu fim Eu comecei". Porém, esse é policial, do tipo quem matou? Então, deve me agradar ainda mais. Excelente, resenha!


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha David! Já li Presságio e curti bastante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  17. Oi David!
    É uma pena que inicialmente o livro não tenha te agradado tanto. :/
    Eu já li e curti a leitura. Considero o Leonardo um bom escritor de suspense e pretendo ler outros livros dele.
    Sobre a Alice, também aconteceu o mesmo comigo sobre o que achei dela inicialmente, mas depois tudo foi esclarecido.
    Gostei de saber sua opinião. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Gostei da resenha.
    Mas o livro ainda não me conquistou totalmente...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, ja tinha ouvido falar desse livro, parece ser bom :)
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Seu blog é lindo! Vim ver algumas postagens aqui:) inclusive se puder, dá uma olhadinha na nossa nova postagem sobre a moda primavera/verão 2014 e comenta? Seremos eternamente gratas e sempre que pudermos, comentamos seus posts também! Um grande abraço. http://aleatoriosdevaneios.blogspot.com.br/2013/08/colecao-primaveraverao-2014-tendencias.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  21. David, gostei bastante da resenha. Parece ser um bom livro e me interessei bastante. Gosto de livros com finais surpreendentes e que instigam minha imaginação, e esse parece ser um desses :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi David, tudo bem?
    Vi muitas resenhas positivas deste livros, todos dizendo sobre o final surpreendente.
    Tenho tanta curiosidade..hehe
    Tenho anotado na minha listinha, que bom que gostou. E ótima resenha viu.

    Tem tag para você em meu blog.

    Beijos
    http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2013/08/tag-9-10-books.html

    ResponderExcluir
  23. Livros que são assim no começo costumam ser os meus favoritos no final!! hsauhsauh .... faz tempinho que não leio nada do gênero também, mas achei legal mesmo a premissa do livro!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, pois não conhecia esse livro.
    Achei super interessante!
    Não curto muito esse gênero, mas fiquei bem curiosa pra saber quem é o serial killer rs.
    Caixinha de Correios #25.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Adoro romance policial.
    Esse me chamou bastante atenção! Já está adicionado a minha lista.
    Beijos
    Juliana Caulo (http://capuccinocomleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  26. Que bom que o livro não é previsível! Venho notando esse problema em nacionais, infelizmente: tudo parece tirado de fórmulas prontas. Não é preconceito - os internacionais geralmente apssam por uma peneira antes, o que não acontece no proprio país. Enfim, parece ser uma boa leitura :)

    ResponderExcluir
  27. sabe que a sinopse me atraiu? agora... eu acho difícil de compor um conto de mistério. porque ele tem que ser interessante e bem amarrado.
    »» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  28. Compor um romance policial não é pra qualquer um, porque o autor tem que saber segurar o leitor. Só que esse tema já não é tão original assim.

    Temos o filme O Vidente, com Nicolas Cage, em que ele consegue prever alguns minutos do futuro e tenta resolver um caso de bombas nucleares nos EUA;

    Posso até citar o Déjà Vu, que dispensa apresentações.

    Este livro, Presságio, é diferente desses filmes?

    gnrgunnar.com.br

    ResponderExcluir