Resenha: Azul da Cor do Mar


Titulo: Azul da Cor do Mar
Autor (a): Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas (Grupo Editorial Novo Conceito)
Nota do David: 3,5/5
Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Uma lembrança não esquecida pode estar mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

Primeiro livro nacional lido do ano, e posso dizer que gostei, apenas. Um livro legal, só isso. Colocaria ele na lista de "livros para se sair de uma boa ressaca literária", é aquele tipo história clichê, que não traz nada surpreendente (pelo menos comigo, não surpreendeu), mas que pode ser um bom passa tempo para quem esta querendo um livro simplesmente para passar o tempo, sem muito suspense, sem muita intriga, sem muita ... um tipico água com açúcar, sera que eu poderia chama-lo assim? 

Azul da Cor do Mar conta a história de Rafaela Vila Boas - mineira, estudante de jornalismo que sonha em trabalhar no maior jornal do estado. E, por indicação de uma professora, ela consegue entrar como estagiaria na Folha de Minas, o que a principio parecia ser a realização da sua vida, se transformou em uma baita dor de cabeça, devido a seu colega e mentor de trabalho, Bernado, um carinha rude, grosso e  que  não está nem um pouco afim de facilitar as coisas da sua nova estagiaria.

Em meio a bagunça que sua vida esta se tornando - devido ao seu mentor atrevido - , Rafaela só vê como válvula de escape, sua obsessão pelo Garoto da Mochila Xadrez, criando mais e mais histórias com um garotinho que viu em sua infância, mas que nunca soubera nada sobre ele.

Uma coisa que eu adoro nos livros nacionais, é que a maioria deles se passam em terras brasileiras, é muito bom poder conhecer um pouco mais do nosso pais, e é até mais confortável para nós, quando o enredo daquela história, envolve lugar que já conhecemos ou que pretendemos conhecer. Isso aconteceu comigo, nunca tive interesse em Belo Horizonte, mas este livro fez brotar tal curiosidade sobre essa cidade, que me fez pesquisar mais e mais, se tornou até uma opção de lugar para morar, caso eu passe em alguma universidade de lá.

O livro é escrito em primeira pessoa demonstrando tudo que se passa na cabeça de Rafaela,  sua raiva, suas frustrações, suas indecisões, suas angustias e etc. A escrita da Marina é boa  e, chega até a prender o leitor, no entanto, eu senti a falta de algo a mais no enredo, talvez um pouco mais de suspense, pensei que a história até poderia ir para um outro lado que pudesse me surpreender, mas ela foi justamente para o lado que qualquer livro como aquele iria, e que este não me trouxe nenhuma daquelas aflições que um bom livro me poderia me proporcionar. Não que a obra seja ruim, ao contrario, só esperei desse livro algo que diferenciasse ele de livros parecidos, só não aconteceu. A história também conta com um leve toque de humor, creio que para dar uma acalmada no leitor para que ele não voe em cima do Bernado - personagem chato, e nada misterioso para quem começa a leitura de um livro já desconfiando do final.

A diagramação do livro é muito fofa, com pequenas ilustrações e dicas curtas para quem é jornalista ou vai seguir a área. A capa é simples e bonita. Um livro bom para todos aqueles que curtem um bom romance ala brasileiro, sem nada de mais, a oferecer.

Book Trailer:


17 comentários:

  1. Minha amiga leu e super me indicou, mas já descrevendo mais ou menos do mesmo jeito que você, acho que por eu fazer faculdade de jornalismo talvez eu acabe dando um lida, afinal é muito interessante pra mim ler um livro feito por uma jornalismo.

    Também estava com saudades daqui rs Volte sempre ao blog!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha David! Estou ansiosa para ler Azul da Cor do Mar e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha. Deu vontade de ler.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aii nego! Esse livro não me chama atenção nem um pouquinho. kkkkkkk Clichê, não tô a fim de ler nada assim...mas lerei mais para a frente.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa. Me fez querer muito ler o livro. Parabéns!

    Adorei o blog, muito sucesso. Seguindo, pra conferir sempre as novidades. Beijos! http://dictomia.blogspot.com.br/visto americano

    ResponderExcluir
  6. Li algumas críticas negativas a respeito desse livro,
    não estava muito afim de lê-lo, agora menos ainda, não que eu tenha me deixado influenciar ou coisa do tipo, é mais como uma confirmação de que não iria curtir a leitura. Estou esperando da autora, simplesmente Ana 2.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não conheço ainda a escrita da autora, mas quero muito ler esse livro para poder conhecer.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da Marina, mas pretendo fazê-lo em breve, muito breve. Até porque ela escreve livros que fazem meu estilo de leitura e me deixam curiosa!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. David, já sei o que dar de presente para uma menina que sonha em fazer jornalismo... Adorei!!

    Beijão

    Nanda

    ResponderExcluir
  10. Gostei de seu ponto de vista sobre a obra, mas por mais que tenha gostado. Não me senti com vontade de ler o livro, sabe aquela vontade imensa. Leria sim, mas nada muito urgente.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tinha ouvido falar desse livro não, achei bem legal a resenha a música que toca no book trailer é fofinha >.< rsrs
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros escritos em primeira pessoa e faz um belo tempo que não leio um... O nome é sugestivo, gostei da resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi David!
    Eu sou muito de julgar o livro pelo título e capa. Antes mesmo de ler sua resenha, já pensei "ai que título clichê" e "aai que capa sem criatividade"... Depois que li sua resenha, me pareceu que o livro é beeem mesmo do mesmo, nao é?
    Acho que nao entrou pra minha listinha de leitura nao hehe

    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Ah, que legal não sabia que a autora era brasileira tinha visto a capa só de relance uma vez. Também gosto quando o "cenário" usado no livro faz parte de algum lugar que o autor conhece ou faz parte. ;)

    Abraços
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Mais um livro perfeito e fofo da Marina Carvalho.
    Desde que li Simplesmente Ana, passei a adorar e esperar ansiosa os próximos lançamentos da autora.
    Achei a capa linda, o enredo, o casal principal... tudo muito perfeito. Foi um "casamento" muito bem feito rs.
    Adorei sua resenha, está ótima. :)
    Resenha #142 - Perto de Você - Os Sullivans - Livro 07 - Bella Andre.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi David!
    Talvez eu tenha gostado deste livro um pouco mais que você. Hehe
    Mas não foi uma leitura que me agradou totalmente, sabe? A protagonista me irritou em muitos momentos.
    Mas gostei de saber sua opinião. Ficou bastante clara.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha, vc escreve muito bem!
    Já esta na minha wishlist!
    http://garotaper-feita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir