Dando uma de Repórter: Entrevista com a autora Paloma Viricio

Confiram a baixo a entrevista que a minha grande amiga, blogueira e autora Paloma Viricio, deu para o blog:

Paloma Viricio, escritora, louca por livros...muitos livros! Ama família, chocolate, vinho, meias 3/4, batom vermelho,caras, bocas, música e o bom Rock N'Roll. É apaixonada por Gabriel García Márquez,Edgar Alan Poe, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo,Vinicius de Moraes Augusto dos Anjos e Casimiro de Abreu. A paixão pela escrita começou desde cedo quando aos 11 anos escrevia peças teatrais para serem apresentadas no colégio. Poesias que sangram é o primeiro livro publicado por ela.
Como surgiu a ideia de ser escritora? 
Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de responder essas perguntas, muito obrigada Davizito pelo espaço! (Gente...ele é meu único Best friend blogueiro! <3) Espero que você e todos os leitores curtam essa entrevista. 

Bom, comecei escrever desde os 11 anos, quando fazia peças para o colégio, mas naquela época não tinha o mínimo de noção que um dia poderia me tornar escritora. Ai continuei escrevendo de tudo um pouco apenas porque me sentia bem fazendo aquilo. Escolhi fazer jornalismo justamente porque adorava escrever...só quase no final da faculdade descobri que meu verdadeiro amor não estava nos textos frios, concisos dos noticiários e sim no calor e despertar de sentimentos dos textos de ficção. Eu precisava criar pessoas e não contar histórias de tantas outras existentes. Foi depois que criei o blog literário (Monólogo de Julieta) fiquei mais perto de outros autores, leitores e amantes da literatura que descobri o verdadeiro amor da minha vida... a escrita. 

Quanto tempo levou para que finalizasse a obra? 
Escrevi o livro todo em dois meses mais ou menos. Já tinha bastante material porque comecei escrever poesias desde os 13 anos. Aii...fui adaptando essas poesias antigas e criando outras novas que iam brotando na minha mente. O que levou mais tempo foi a diagramação/revisão, gastei aproximadamente três meses com essa parte. 

Você se inspirou em algum autor/livro? 
Autores e livros sempre me inspiram de alguma forma. Poesias que Sangram é muito sentimental, uma gama de ideologias, sentimentos, observações do mundo e das pessoas. O livro tem um lado bem Gótico e alguns autores que tem esse lado sombrio na escrita me inspiraram bastante como Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Edgar Alan Poe e Charles Baudelaire. Também busquei bastante inspiração na música e tive uma ajudinha através das melodias de Renato Russo, Cazuza, Marcus Viana e tantos outros. 

Como foi feita a escolha da capa? 
Eu tinha feito alguns testes com outras imagens, inclusive fiz um ensaio fotográfico com minha irmã (Que era a modelo-Risos) e tudo mais... só que acabei por optar por uma capa simples e abstrata porque poesias são muito paradoxais e achei que iria ficar melhor representada pela capa final que escolhi. A flor despetalada representa a essência de dor que todos nós temos e a asa procura passar uma sensação de esperança e liberdade que podemos conquistar... meu livro fala de sofrimento,mas também da superação e aprendizado que podemos ter com as pancadas que levamos da vida. 

O que você sentiu quando teve o livro em mãos? 
Uma emoção muito grande...sem palavras. Escrever o livro nem deu muito trabalho, mas a parte de revisão, diagramação, capa e afins...foi muito estressante, por pouco não arranquei os cabelos (Risos), levei quase três meses só com essa parte. Então, ter o livro em mãos foi algo Divino... vi ali todo o trabalho recompensado. 

Qual livro está na sua cabeceira? 
São três! \o/ Leitora viciada é fogo (Risos). Estou lendo Enquanto a Chuva Caía- Christine M, Ensaio sobre a Cegueira- José Saramago e A Redenção de Gabriel- Sylvain Reynard. 
Como você define o livro "Poesias que Sangram"? 
 Esse livro tem muito de Paloma...é uma gama de sentimentos enorme do meu pensar, da minha visão de mundo. É como um presente pessoal, acredito que nunca mais vou escrever um livro que tem tanto da minha essência como esse. 

Qual é o seu gênero literário favorito? 
Não tenho um favorito...gosto de tudo, amo a literatura como um todo. Só não leio muito auto-ajuda e livros religiosos. 

O que você acha da literatura no Brasil? 
Tem muitos pontos que merecem ser discutidos quando o assunto é literatura brasileira, mas, acredito que ainda temos que crescer muito. Não só como autores, mas principalmente como leitores. Muitas pessoas ainda não sabem o prazer que um livro pode proporcionar e acredito que isso é fruto da educação que recebeu sem o costume da leitura desde pequeno. Por isso, é de primordial importância incentivar a literatura entre as crianças, assim elas tem grande potencial de serem adultos apaixonados por livros. 

Dentre todas as editoras que temos hoje em nosso país, se você tivesse o privilégio de escolher em qual delas publicar seu próximo livro, qual seria a "honrada"? 
Essa é uma pergunta complicada. Sei lá...acho que não é você que escolhe a editora e ela que te escolhe, como o público leitor que também te escolhe e assim vai. Kkkk Ficaria muito feliz em assinar um contrato com qualquer editora bem requisitada no momento! 

Para uma relaxante leitura você prefere o que? chá, café ou chocolate? 
Não gosto muito de tomar café (quase nunca tomo), chá ás vezes...mas para a leitura ficar realmente prazerosa eu prefiro um belo chocolate. Hum... deu até água na boca! 

Qual recado você deixa para quem leu ou vai ler "Poesias que Sangram"? 
Para quem leu agradeço a confiança e espero que tenha curtido o livro...virão outros por ai ainda esse ano pessoal! \m/ E para aqueles que vão ler, espero que gostem igualmente. Bom, é isso... Beijocas!

Sinopse: Poesia. Uma palavra composta por seis letras e milhares de sentimentos. Difícil traduzir em significado, mas que pode aliviar, enfatizar ou fazer com que o poeta transforme-se através da arte da escrita. Uma coleção delas? Mais que um livro... um pedaço da alma de quem escreve. Por isso, são mágicas e especiais. Poesias que Sangram presenteia o leitor com alegria, drama, dor, amor, infelicidade e outras caixinhas de elementos abstratos que somente podem ser entendidos por almas melancólicas e sensíveis. A prova de que as palavras podem de alguma forma transformar pessoas e o mundo. Escrito em aproximadamente três meses, foi confeccionado através de várias inspirações, entre elas as escritas de grandes poetas como Vinicius de Moraes, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Renato Russo, Cazuza e tantos outros. Um livro que promete mexer com os sentimentos e a sensibilidade do leitor de maneira ímpar.


13 comentários:

  1. Olá Davidzito! Muito obrigada pelo espaço e carinho. Espero que seus leitores gostem da entrevista. Vou divulgar! \o/
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista, não conhecia ainda a escritora e o trabalho dela, mas adoraria ler esse livro de poemas, achei eles bem profundos e verdadeiros, chamaram bastante a minha atenção.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que post legal
    Já faz um bom tempo que visito o blog da Paloma e sei o quanto ela escreve super bem
    É muito bom vê que o trabalho dela está sendo reconhecido
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bacaaana! :D Muito bom conhecer literaturas novas. Gostei da entrevista e do formato do post. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Uaau, que entrevista legal.
    Conheço a Paloma pelo blog, mas não sabia que já era autora. Fiquei bem feliz.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Gostei da entrevista. Ainda não conhecia a autora.
    Ela começou a escrever cedo né.
    Concordo com ela que a literatura brasileira tende a crescer, mas que também autores devem crescer como leitores também.
    Também ainda não conhecia os livros dela.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de entrevista. Como é bom conhecer mais da Paloma. Tempos que frequento o blog dela e não sabia que a danada tb é escritora. Só sabia do talento que ela tem para escrever!!!

    Parabéns David pela entrevista e Paloma, vc é uma querida, parabéns por tanto talento!!!

    Beijoooos pros 2!!

    ResponderExcluir
  8. Ei David, não conhecia a autora mas me interessei muito pelo trabalho dela. Muito boa a entrevista haha você já pode fazer mais viu?

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista..
    A capa do livro dela é linda, embora não seja o tipo de livro que eu costumo ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, David! Que bacana a entrevista, curti. Acompanho o blog da Paloma desde 2011 e gosto bastante, mas não sabia que ela havia publicado, vou procurar. (Amei a explicação da escolha de capa)

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Oi David!
    Já conhecia o blog da Paloma, mas ainda não a conhecia como autora! Adorei a entrevista!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista!!! Visitamos sempre o blog da Paloma.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito boa a entrevista. Não conhecia ainda a escritora, nem o seu trabalho. E, devo confessor, que "poesia" não é mesmo minha literatura preferida, mas eu gostei dos escritos dela.

    ResponderExcluir