Dando uma de Repórter: Entrevista com a autora Eliane Quitella


Oi pessoas! Hoje venho trazendo mais uma entrevista do quadro Dando uma de Repórter, onde desta vez a entrevistada foi a  Eliane Quintella do livro Pacto Secreto que já fora resenha por aqui (resenha).Veja abaixo um pouco sobre a autora e logo após a entrevista:

"Olá pessoal do Blog Leitor Compulsivo! Meu nome é Eliane Quintella, sou autora do livro Pacto Secreto, publicado pela Editora Novo Século, e dos livros Prazer Secreto e História Secreta, ainda não publicados. Eu sempre amei escrever, desde muito pequena mesmo, tinha certeza que um dia, de um jeito ou de outro, eu viraria escritora. Recentemente, larguei minha carreira como advogada para virar escritora. Espero ficar muito tempo por aqui com vocês, que meus três livros sejam apenas os primeiros de muitos e muitos! Bom, chega de conversa mole... Leiam a entrevista que fiz para o David que ficou bem bacana."
Como surgiu a ideia de criar um livro?
A ideia veio da minha infância. Isso mesmo! Acredite se quiser... Desde pequena eu não era muito, vamos colocar dessa forma, convencional. Enquanto as crianças da minha idade fugiam de filmes de terror e suspense eu corria em direção a eles. Meus desenhos também eram objeto de avaliação psicológica da orientação da minha escola, provavelmente por causa do sangue, facas e coisas assim. Fico pensando se a artista carioca Adriana Varejão já existisse talvez  as professoras tivessem sido mais compreensivas comigo. Meus contos sobrenaturais e de suspense faziam sucesso entre os colegas da minha classe, sempre que pediam para que eu lesse minha redação era meu pequeno momento de glória. Além disso, sempre fui fascinada por livros que sempre tinham lugar cativo na minha estante. Confeccionava meus próprios livros com papel sulfite e grampeador desde pequena. Além disso, publicava com orgulho no pequeno jornal do bairro em que morava minhas poesias. Então, eu adorava histórias cruentas e também adorava ler e escrever e a união disso tudo só poderia ser PACTO SECRETO e a sequência da trilogia: PRAZER SECRETO e HISTÓRIA SECRETA. Vale acrescentar aqui que o personagem diabo sempre exerceu em mim um grande fascínio e adorei desvendar para o leitor um pouquinho sobre o tão afamado pacto com esse ser tão interessante.

Quanto tempo levou para que terminasse a obra? 
O primeiro livro, PACTO SECRETO, demorou seis meses, sendo um mês absolutamente focada, pois estava de punho quebrado e, por isso, de castigo em casa, mas felizmente meus dedinhos se mexiam e eu conseguia digitar e digitar. O segundo, PRAZER SECRETO, foi muito rápido, pois ainda que eu estivesse trabalhando como advogada (e eu trabalhava muito), os personagens e a história estavam frescos na minha mente e foi muito natural e fácil escrevê-lo. O terceiro, HISTÓRIA SECRETA, demorei novamente perto de seis meses, pois eu tinha que fechar toda a saga, ligar todos os pontos e deu um pouco mais de trabalho.

Como foi feita a escolha da capa? 
A Editora Novo Século enviou três ou quatro opções e eu escolhi a versão que mais curti, que achei que tinha mais a ver com a história. A capa eleita na minha opinião passa bastante sobre a história do livro, pois parece que a mulher que encara o fogo está refletindo se ela se atira, se enfrenta, se cede ou se está no comando das forças das trevas.

O que você sentiu quando teve o livro em mãos? 
Senti que a vida poderia, enfim, ser aquilo que tinha sonhado quando era criança, que era ser escritora.

De três adjetivos para o livro. 
Ousado, envolvente e contestador.

Pacto secreto terá continuação? Se sim, qual, quando… Enfim, conte-nos um pouquinho do que vem por aí. 
Sim, tem continuação! Prazer Secreto é o segundo livro e acredito que ele é um elo entre um primeiro e o último da saga. No segundo também as coisas esquentam, temos morte, traição e sexo.  O terceiro livro é fantástico, pois ele desvenda os mistérios e une de uma forma incrível toda saga. É muito bacana ver que tudo se encaixa e toda a história se fecha perfeitamente.

Dentre todas as editoras que existem por aí, qual você escolheria para que publicassem algum livro seu? 
Eu gostaria -  aliás posso dizer que é um sonho de consumo meu e acredito que de qualquer escritor no início de carreira -  de uma Editora que acredite no meu trabalho tanto quanto eu, para que invista de verdade. O escritor pode fazer sua propaganda pela internet, mas suas ações não podem ir muito além disso. A Editora, por outro lado, tem todo conhecimento do mercado, acesso às feiras, sabe o marketing adequado para o público alvo, tem grande quantidade de seguidores nas redes sociais, tem também acesso à assessoria de imprensa de qualidade, conhece pessoas chaves no mercado (críticos, livrarias e etc) e tem a possibilidade de expor bem o livro, enfim, se ela acreditar no livro, ela facilmente o venderá. Uma Editora que chamou minha a atenção por esse feito é a Autêntica que acreditou na Paula Pimenta. Certamente há outras que apostaram em escritores iniciantes, mas foi essa que chamou minha atenção.

Qual livro esta na sua lista de desejos? 
Estou para ler o famoso cinquenta tons de cinza. Estou muito curiosa para conhecer por dentro esse fenômeno literário.

Qual é o seu gênero literário favorito? 
Suspense, mas eu gosto de ler de tudo. Um livro realmente bom, não importa o gênero, me cativa.

O que você acha da literatura no Brasil? 
O mundo globalizado e conectado de hoje trouxe muitas mudanças. Por um lado, o que é fenômeno fora do país é objeto de luta em Frankfurt entre as Editoras para ser publicado aqui. Afinal, se o livro foi um sucesso lá fora, será também aqui, essa é uma aposta lógica e segura das Editoras. Temos também no Brasil escritores consolidados, a maioria de iniciou na década de 1980 e 1990, e que lutaram de verdade aqui para ter seu lugar ao sol, neles as Editoras investem, pois sabem que trarão lucro. Temos os escritores  brasileiros falecidos e consagrados que foram grandes fenômenos por aqui e formaram nossa cultura, são eles que são lidos na escola e solicitados no vestibular. Talvez se nascessem no mundo globalizado de hoje não tivessem o sucesso que alcançaram, talvez tivessem. Quem saberá? O que realmente importa é que hoje o mundo é uma realidade bem diferente daquela antiga. Hoje o escritor brasileiro (acredito que acontece o mesmo em outros países) sabe que concorrerá com os livros internacionais de sucesso apoiados no marketing maciço das Editoras, sabe que concorrerá com os escritores brasileiros já consagrados falecidos ou não, mas também concorrerá com filmes, games, séries de televisão, e, inclusive todo e qualquer entretenimento que há disponível na internet ou fora dela. O bacana é que, ainda que se diga que os jovens não leem, eles leem sim e conseguem encontrar um tempo para ler, mesmo no meio dessa avalanche de opções. O jovem hoje liga a TV, o som, joga um vídeo game, deixa de lado, lê um pouco, troca e-mails e por aí vai. É importante que o escritor compreenda em que mundo seu livro será lançado. Por isso, lançar um livro e pronto não funciona mais, é preciso de alguma forma despertar o interesse desse jovem que está ligado em tantas coisas ao mesmo tempo. Acho que o desafio do escritor brasileiro, especialmente o iniciante que tem como ferramenta para sua divulgação a internet, saiba se lançar nesse universo e despertar o interesse de seu público alvo. Como fazer isso em meio a tantos escritores que fazem a mesma coisa é que é o ponto nevrálgico. Resumindo, nossa literatura está aí querendo aparecer e só precisa descobrir como. Acho que se as Editoras tivessem a coragem de apostar um pouco nos escritores iniciantes, nos que ela realmente acredita, teríamos mais escritores brasileiros conhecidos do público em geral, mas, infelizmente, elas não querem encarar o risco, o engraçado é que elas poderiam usar um mínimo de marketing e já teriam retorno, mas parece que realmente não estão a fim, preferem investir muito nos internacionais cujo retorno é garantido. Sabendo disso, ao escritor iniciante cabe encontrar outra alternativa de respirar ao sol.

Para uma relaxante leitura você prefere o que ? Chá, café ou chocolate? 
Puxa sou viciada em um café...não tenho como responder outra coisa! Quero café! Mas se for bem tarde da noite uma xícara gigante de chá pode me acompanhar, pois não curto tomar café deitada na cama.

Qual recado você deixa para quem leu ou vai ler Pacto secreto? 
Entregue-se como eu me entreguei, mergulhe de cabeça e não se arrependerá! O livro vai te envolver e você vai pedir mais. E para quem já leu, vou dizer que vale a pena ler a continuação da saga, no segundo livro, PRAZER SECRETO, as coisas já vão se apimentar, teremos sexo, morte e traição e no terceiro, HISTÓRIA SECRETA, tudo vai se juntar de uma forma incrível, vale conferir.

E para os leitores do  meu blog, tem algo a dizer? 
Só o fato de vocês participarem do blog significa que curtem a ideia de ler, pois é muito bacana, leitura é conhecimento e conhecimento é poder. Leiam sempre. Nunca será demais. Beijo enorme para vocês e obrigado ao David pela entrevista incrível.

33 comentários:

  1. Não conhecia a autora, mas achei a entrevista bastante interessante *_* Até me interessei por esse livro, pacto secreto.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. li ja um livro dela e bom demais rs

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal essa entrevista \o/ adorei conhecer a Eliane!!!
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia que ela era a autora desse livro!! :)

    *Estou fazendo esse pedido a alguns Blogs:Estou pensando em fechar o Blog, mas não tenho coragem, então peço sua ajuda para evitar isso, como? - Indique o Maçã Verde!

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiie David, adorei a entrevista =D
    A Eliane é uma fofa, né?!

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista, sou louca pra ler esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. ha', curti, curti, curti bastante a entrevista *--*
    absolute dream.

    ResponderExcluir
  8. Nahim...ela é uma fofa! Ela foi a primeira entrevistada do meu blog e adorei as respostas dela! Muitoo bom.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  9. ela já sonhava em ser escritora qnd era pequena? q liiindo isso! nunca tive sonho de ser nada ;s hahha
    mto simpatica a autora e otima a entrevista!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. David novamente quero te dar os parabéns pela organização com seu blog, pleo assuntos, e pelo trabalho que ele deve te proporcionar, mas principalmente porque tenho certeza que você o faz com um sorriso de otimismo no rosto. Gostei bastante da autora, ainda não li o livro dela, PACTO SECRETO. O que achei mais interessante foi a paixão por escrever que veio desde pequena, assim como eu e você, me arisco, será que seremos escritores?

    O PITACO Trupe Teatral, fez uma apresentação da peça " A máquina de Fazer Brinquedos" e o Acesso Permitido, trouxe o resultado. Abraços... Entre pelo perfil ~*

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela entrevista, adorei! Também sou parceira da Eliane, e ela foi a primeira parceria que consolidei no blog! O livro dela realmente despertou o meu interesse e eu engoli a história de tão interessante!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista e fiquei bem curiosa pra ler Pacto Secreto, aliás, pra ler toda a trilogia.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  13. Oi David!
    Parabéns pela entrevista super legal. Tenho Pacto Secreto aqui mas até agora não tive tempo para ler. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Olá David! Gostei muito da entrevista com a Eliane, porque ela fala que desde pequena queria ser escritora, assim como eu já sonhei muitas vezes. Estou muito ansiosa para ler Pacto Secreto e parece que os próximos livros da trilogia também prometem. Obrigada por participar do meu sorteio, David!

    Beijos :*
    Fernanda Zucolotto ♥
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a entrevista! Fiquei ate curiosa pelo livro agora *-*

    Bjinhos, parabens e sucesso pra autora!

    ResponderExcluir
  16. Ameeeeeei essa entrevista, eu não conhecia essa escritora mas achei ela uma fofa! Tu fez um ótimo trabalho!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resposta dela, quando pegou os livros em suas mãos. Eu sentiria o mesmo =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia a Eliane,mais gostei bastante da entrevista e concerteza vou acompanhar os trabalhos dela.

    Uma òtima semana!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Adoro a Eliane! Ela é muito simpática, legal e escreve super bem. Um dos grandes talentos do nosso país. E estou ansioso pelo segundo livro, pena que está demorando para ser lançado.
    Adorei a entrevista. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. A Eliane é uma fofa, foi um prazer conhecer ela pessoalmente e ler a entrevista.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. O livro dela não é meu estilo de leitura preferido mas gostei bastante mesmo da entrevista. E o importante é realmente a editora que acredite no escritor.

    Refúgio das Palavras

    ResponderExcluir
  22. nossa que legal a entrevista, gostei muito. a autora é mesmo legal e correu atras do seu sonho e abandonou a carreira de advogada, bem legal, gostei mesmo desse entrevista, vsaleu, assim conhecemos mais ela..

    beijos,
    http://debysabetudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei a entrevista... saber mais sobre a carreira e percursos de autores nacionais é sempre interessante.
    Conheço 'Pacto Secreto' superficialmente, mas fiquei interessada em conferir mais. A entrevista instigou, hein!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, David.

    Não conhecia a Eliane nem o trabalho dela, mas amei a entrevista. Ela disse coisas super legais e interessantes. Eu também fui uma criança diferente, imaginativa, mas hábil demais para minha idade - deve ser coisa de temperamento/inclinação profissional. Amei demais! Quero ler a trilogia. =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  25. É sempre muito bom saber mais sobre os autores, apesar de não ter lido ainda a obra dele.
    E realmente a capa do livro é linda *-*

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  26. adorei a entrevista, parabéns !
    Beeijos ;* itsblond(.blogspot)

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia a autora e nem o seu trabalho
    Mas achei a entrevista fantastica e me interessou bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que entrevista incrível mesmo, você é ótimo nas perguntas! >.< Gostei demais da resposta dela em relação à literatura no Brasil. É um assunto tão rico e ela conseguiu pincelar um bucado de coisa.
    Até mais! ;D

    ResponderExcluir
  29. Me identifiquei com as resposta dela, super legal ela né ? Vou me informar um pouco mais sobre o trabalho dela.

    Beijos, Gertie Girl (-Para acessar o blog basta clicar no perfil.)

    ResponderExcluir
  30. Amei a entrevista, muito bem feita *-* A autora é um doce, né? ^^ Obrigada pela visita no blog, adorei seu blog também :)

    ResponderExcluir
  31. oi querido,
    muito legal a entrevista. Fiquei bem curiosa pra ler os livros dela. E achei ótimo ela trabalhar como advogada e ainda assim escrever seus livros.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adorei a entrevista, ela parecer ser super simpática e o livro parecer ser muito bom :D
    bjinhos
    conversando-com-a-lua. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Nossa!
    Essa livraria da ultima foto eu visitei a alguns meses.
    Meu professor de literatura fez um livro de poemas e eu fui prestigia-lo. Lá é muito lindo.. tudo muito vintage, dá vontade de ficar o dia inteiro lendo livros...

    Adorei o blog.
    Beijos,

    capuccinoeacetona.blogspot.com || tá rolando promoção, clique aqui.

    ResponderExcluir