Resenha: O Sonho de Eva

Titulo: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Nota do David: 5/5 <3
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Quem nunca teve vontade de controlar seu sonho e fazer dele o que bem entender?! Obviamente, todos nós já tivemos este desejo, afinal, quem não gostaria de criar o seu próprio "paraíso", onde tudo aquilo que se deseja esta a um passo, sem esforço algum, só com um leve toque da mente, impossível de resistir, concorda? Mas para que consiga ter algum tipo de sonho lucido, é necessário muita prática e acima de tudo conhecimento; e isso é o que realmente não falta para doutora Eva Abelar - cientista especializada em sonhos lúcidos, protagonista do O Sonho de Eva.

O Sonho de Eva narra a saga da Dra. Eva Abelar, cientista que se dedica em terminar uma pesquisa começada por seu pai, que consiste em encontrar formas de 'tornarmo-nos conscientes' enquanto sonhamos. Uma pesquisa nada fácil e que pode envolver muito mais coisas do que Eva poderia imaginar. Essa pesquisa resulta no suicídio de sua irmã e no desaparecimento do seu próprio filho. Vendo que não teria nenhuma ajuda da polícia, Eva decide procurar por si só pistas que pudesse desvendar os acontecimento, com isso, embarca em um drama mais que perigoso.

Mais um livro nacional lido, e esse com certeza foi um dos melhores até agora. O autor não só me envolveu em todo drama e suspense como também arrancou-me pequenas risadas em certos momentos da leitura, o que foi ótimo, pois em meio a tanto suspense e mistério, nada melhor do que uma boa dose de comédia para descontrair. Entretanto, não posso deixar de citar que mesmo o livro não sendo narrado em primeira pessoa, mas sim em terceira, pude sentir na pele o que nossa protagonista estava sentindo. Sentimentos esse que passavam por medo, angústia e o principal: a vingança.

Por fim, Chico Anes, superou todas as minhas expectativas, criando um enredo mais do que envolvente, onde seus personagens foram muito bem descritos em uma narrativa satisfatória. Concluindo, O Sonho de Eva é um livro maravilhoso que te fara perceber como nosso mundo está vulnerável tanto a repressão do governo e as futuras tecnologias. 

38 comentários:

  1. Gente, que máximo *-*
    Amei a sinopse, a resenha, a capa. Vou já marcar como desejado :)
    Muito interessante o tema!
    Ju, Céu de Letras

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, eu não tenho muita vontade de ler esse livro.
    A capa é linda, e o título do livro chama a atenção. Mais a sinopse ainda não me chamou a atenção.
    Gostei também da sua resenha.
    Mais pro futuro talvez eu dê uma chance ao livro rs.
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca dei muita atenção a autores nacionais, devo confessar. ¬¬ Mas é fato que eles vem surpreendendo cada vez mais. Eu ja me deparei com obras nacionais brilhantes. Nunca li esse livro, mas pela resenha, penso que certamente é um livro excelente.

    Bjinhos marcados
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa essa história parece ser bem diferente de tudo que já li, bem interessante. Vou ver se leio depois.
    quackzoom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dá uma vontade enorme de praticar sonhos lúcidos ao fim da leitura, né? Eu adorei esse livro, Chico trouxe uma teoria conspiratória e soube abordar de forma inovadora e envolvente. Adorei a sua resenha, primeira vez que passo por aqui e pretendo voltar.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história... e prefiro livros narrados em terceira pessoa!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha desse livro.
    Ele me parece ser bastante envolvente.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. esse livro é tipo 50 tons de cinza, uns gostam e outros não
    ontem mesmo eu li uma resenha falando que o livro era ruim D: ainda prefiro ler pra tirar minhas conclusões mas eu nao sei se vou gostar
    a tematica nao me anima muito sabe.

    ResponderExcluir
  9. ooi David,adorei esse post .. vou procurar esse livro,comenta lá no blog *- www.mundooteens2.blogspot.com no momento leio 1 livro por semana por causa da escola,mas vou procurar esse.. kisses <3

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Nossa, esse livro deve ser realmente maravilhoso posto que só tenho lido resenhas que o elogiam bastante e acabo ficando cada vez mais curiosa pra descobrir o porquê dele estar encantando tanta gente por aí, haha.
    #literaturanacional <3.

    Beijoo!!
    Ps: Tem post novinhoo lá.

    ResponderExcluir
  11. Caramba adorei a resenha,eu também li esse livro esse ano e concordo plenamente. O livro é excelente,personagens fortes,ótimo tema,cheio de ação *--* eu ameei.

    - Desconstruindo as palavras -

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro desde agosto porém ainda não li, talvez porque eu tenho um pouco de receio quanto a autores brasileiros, mas vou deixar esse preconceito de lado qualquer hora e engrenar na leitura.
    Ótima resenha :D

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nem preciso dizer que achei o livro interessantíssimo, né? Pelo título, pensei que fosse mais uma daquelas histórias mornas, mas de acordo com sua resenha, é mais um daqueles livros que você não pode sequer piscar ^^
    E aproveito para desejar-lhe FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis ler esse, já pensou ser manipulado no sono? a cada dia os autores brasileiros estão se superando dá muito mais orgulho.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Li váriasss resenhas positivas desse livro e estou com muita vontade de lê-lo! Que pena que ainda não consegui colocar as mãos em um exemplar dele, hunf.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiie Amor,
    Eu simplesmente AMEI esse livro !! Sua resenha ficou diva, adorei o fato de você ter conseguido passar tdo por trás da história #lindo.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. que resenha maravilhosa, gostei do livro..
    parabens,

    beijos,
    http://debysabetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bom dia :)
    Como vai?
    Ficou bem legal a resenha *-*
    Quero ler este livro por duas coisas:
    1 - Só li resenhas positivas
    2 - Autor nacional e temos que prestigiar né? *-*

    Abraços
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  19. É excelente quando chegamos ao fim de uma leitura e temos a sensação de satisfação, missa cumprida e de que o tempo reservado para aquilo foi bastante válido. Fiquei contente em ler sua resenha e vê que isso aconteceu contigo... pela premissa, de fato, parece ser bastante envolvente, e quando a história sabe tocar, com certeza vale muito a pena.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Já li varias resenhas deste livro e a maioria fala super bem...
    Quero mto le-lo, mas ando sem tempo pra comprar novos livros xD
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que demais esse livro *_*
    Vou colocar na minha wishlist.
    Confesso que não curto esse gênero, mas a história deve ser ótima!

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu já li várias resenhas sobre esse livro e sempre termino de ler com a mesma sensação: PRECISO LER ESSE LIVRO! Amei a dica! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Fiquei com mais vontade ainda de ler, espero mesmo que tenha um sorteio em breve.

    ResponderExcluir
  24. que tudo a resenha, amei, o livro parece ser muito bom


    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ah que linda sua resenha!! Quero muito ler o Sonho de Eva, faz tempo já, desde o lançamento que estou procurando uma oportunidade para começa-lo. Até onde me lembro todas as resenhas com que me deparei, foram muito satisfatórias. Mais uma vez parabéns, espero poder ler esse livro o quanto antes.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Já vi várias resenhas desse livro, e cada vez que leio mais uma, fico bem curiosa em relação ao enredo!

    Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece ser incrível, com uma temática bem interessante mesmo, ótima resenha, pretendo lê-lo o quanto antes!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  28. Nahim...esse livro é porreta! Estou na metade dele e adorandooo! Super indico mesmo sem saber o final...AINDA!kkk
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  29. Bem, eu não estava com muitas expectativas em relação ao livro, principalmente no começo que tem toda aquela introdução sobre o que são sonhos lúcidos e tudo mais, mas quando a ação realmente acontece, ai não da mais para largar o livro.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu já comentei nesse post ¬¬ cadê meu comentário David? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  31. Oi, David.

    Amei sua resenha. Acabei de trocar um livro por O Sonho de Eva, estou superempolgada para lê-lo, ainda mais depois de tudo que você disse sobre ele. :)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu já li o livro, mas não gostei tanto como você. Achei a história razoável. Mas o autor escreve bem, sobre isso não restam dúvidas.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  33. Parece ser um ótimo livro...
    O site "Submarino" que você me indicou é realmente muito bom, o frete é realmente bem baratinho e em alguns produtos sai até de graça, já fiz duas compras lá em uma semana, rs só esperando chegar pra indicar aos meus leitores também ;)

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Parece ser bem interessante esse livro,acho que vou comprar.
    Já estou te seguindo,se tiver um tempo visita lá o meu blog,tem post novo:blogsugarskull.blogspot.com.br/2012/11/por-que-os-triangulos-amorosos-estao.html
    Bjos e obrigada desde já ;D

    ResponderExcluir
  35. Pela sua resenha percebi que me enganei com esse livro, não dava nada para ele, mas agora senti uma vontade de ler.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  36. oi querido,
    muito boa a resenha. Este livro parece ser uma viagem muito boa e interessante. Fiquei bem curiosa.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Esse livro parece ser ótimo e super original. Estou bem ansiosa para lê-lo, só falta conseguir encaixá-lo na fila de leitura enorme. :X asuhasusahasuash
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  38. Nossa, como seria bom se fosse assim :)
    O livro deve ser ótimo! Beijos :*

    http://borboletasnagaveta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir