Resenha: Esperando por você

Editora: Novo Conceito
Autor: Suzanne Collasant
Páginas: 336
Nota do David: 3,5/5
Cortesia da Editora Novo Conceito
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?


Marisa é uma adolescente de 16 anos que tem um bom relacionamento com seus pais, uma melhor amiga que está sempre ao seu lado e uma vida que muitos outros adolescentes de sua idade gostariam de ter. Ela acaba de entrar no segundo ano do ensino médio e acha que está mais do que preparada para seu primeiro namoro. Derek, num primeiro momento, parece ser o namorado dos sonhos de toda garota: é bonito e popular, mas, com o tempo, Marisa começa a perceber que esse não é o relacionamento que pensava... Ela começa a se afastar dos amigos e a passar por uma fase conturbada com os pais, e o aparecimento de um dj anônimo que parece entendê-la, está a deixando receosa sobre sua verdadeira identidade.

A premissa do livro se resume a da maioria de todos os outros do gênero: uma adolescente atrás de novas aventuras e de novas histórias para preencher as páginas vazias da sua vida chata e sem graça. Nada muito diferente do normal, né? É o tipo de livro que antes mesmo da metade já sabemos como tudo irá acabar. Não há grandes acontecimentos, são poucos personagens e, creio eu, muitos conseguiriam se identificar com algum deles. A narrativa da autora é leve e flui rapidamente, porém, em certos momentos da leitura, tive que dar uma parada, pois fiquei incomodado por não ter me surpreendido com a história. Outro ponto negativo foi o excesso de gírias utilizadas. Sei que a autora só quis deixar o livro com um ar mais teen - já que é um livro adequado para essa idade -, no entanto, não beirou o exagero.

"Esperando por você" não foi um livro que me emocionou e nem ao menos me abriu sorrisos. Serviu apenas como um passa tempo. Naquele momento eu estava precisando de algo para distrair a cabeça, me desligar de uma leitura passada, e este cumpriu direitinho como eu esperava. A autora tem outro livro publicado aqui no Brasil, "Bem mais Perto", um livro que pelas resenhas que já li, não é muito diferente deste, por isso se a ressaca voltar já sei qual livro procurar.
Contudo, "Esperando por você" é apenas um bom livro que fará pessoas mais velhas se lembrar daquela época de descobertas e transformações: a adolescência.

*Book Trailer:

22 comentários:

  1. Gostei da história do livro, parece ser interessante, mas realmente cair nisso que voce disse de 'só passar o tempo'. Eu adoro livros 'cabeçudos', mas as vezes gosto desse tipo de leitura água ocm açúcar também.

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha, fui das poucas que gostou muitoooo do livro, mas isso já vem do livro passado. Eu gosto dos problemas que a autora trata nos neles, são questões pouco abordadas e que ganham foco entre os adolescente, pra quem os livros se destinam.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha David! Estou ansiosa para ler Esperando por Você! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vi esse livro no Submarino, mas nunca tive vontade de comprar. Depois da resenha, pior. Esses livros com finais previsíveis são chatos, na minha opinião, a não ser que algo aconteça na trama e prenda sua atenção.

    Beijos!
    http://caheoslivros.blogspot.com/
    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ganhei este livro, mas ainda não o consegui ler. Achei que a sinopse não me despertou a curiosidade :/

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  6. Olá David,

    Acabei de ler esse livro e gostei...mas concordo com você, uma leitura sem muitas pretensões....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha.
    O livro realmente parece ótimo. É muito bom relembrar algumas fases da nossa vida.

    M&N | Desbrava(dores) de Livos

    ResponderExcluir
  8. Eu li Bem mais perto e gostei. Vi um monte de gente falando mal dos livros dessa autora, mas eu achei o livro bem legal, ideal para ler depois de um livro mais complexo. E esse parece seguir o mesmo ritmo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou um pouco cansada dessas histórias clichês que servem apenas para passar o tempo como você mesmo disse :x Adorei a resenha!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi! Valeu pela dica. As vezes tudo que precisamos é um livro passatempo, rs. Estou lendo um assim agora, e está sendo ótimo, porque acabei de ler três bem pesados (cada um por um motivo diferente), e está sendo bom uma leitura despretensiosa, que serve para distrair antes de eu embarcar em outros mais profundos, rs (e já tenho esse mais profundo separado, que vai ser o livro de uma autora parceira do meu blog, rs)
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha tenho lido muitos livros meia boca nesses últimos tempos, estou esperando pelo grande livro de 2013, rs.
    Bjus e um excelente início de semana!

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  12. Ola David, tudo bem?
    Eu confesso que estava em uma situação semelhante a sua, e acredito que foi por isso que não me senti tão entediada com esse livro,muito pelo contrário, até gostei bastante por me lembrar algumas coisas da adolescência. O que chega a ser engraçado, pois parece que todo mundo viveu algo semelhante.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Que pena que não lhe agradou muito! :/
    Eu tenho o Bem Mais Perto, mas ainda não o li. Bom, vamos ver qual vai ser minha impressão né!? rsrs

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  14. Hum...tinha muitas expectativas sobre esse livro. mas depois de ver várias resenhas um tanto negativas, não tenho mais tanta vontade de ler assim. E essa de gírias é um saco...odeio!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Acho bacana a história desse livro, acho que deve ser uma mistura de simplicidade com fortes emoções.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Embora sua resenha discorde um pouco do que eu acabei de dizer, eu acho que não deve ser um livro ruim, já dei uma lida no inicio, e achei legal. Um dia leio ele todo e digo o que achei. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Vi que as pessoas n]ao gostaram tanto assim desse livro, mas como eu gostei do outro livro dela lançado aqui e acho que esse segue o mesmo estilo, acho que vou gostar desse também. É uma das minhas próximas leituras!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. David gostei da resenha, parece um livro legal, bom de se ler, eu até que gosto de livros que já dá pra supor o fim :) beeijinhos

    ResponderExcluir
  19. OI David! Eu li este livro e gostei, lembrou minha fase na escola, não é uma história que mude nossa vida, mas é gostosinha de acompanhar.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. parece ser mesmo um livro bem gostoso de ler... e gostei mto da forma com que vc descreveu a leitura... bjos continue assim! :)

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo Esperando por Você. É um livro muito leve mesmo. No começo, não estava gostando por causa das gírias, como você disse. Nem é que sejam muitas gírias, mas a personagem fala muito "tipo" e, como a narração é em tempo presente, não haveria como a autora fazê-la narrar de um modo mais maduro. Ela tem que narrar do mesmo modo que fala, já que tudo ocorre no agora. As expressões amadurecem conforme a personagem vai crescendo também.

    Gostei da equação, viu? Eu estava meio de ressaca literária. A fórmula parece muito boa. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir