Resenha: O Mundo de Sofia

  
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia. Das Letras
Páginas: 560
Nota do LC: 4/5

Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.



Os livros de filosofia podem parecer bem chatos; costumam apresentar uma sucessão de filósofos e ideias que ninguém entende. A pessoa acaba não sacando qual é a importância daquele filósofo para aquele período, nem a relação que ele tem com o nosso mundo atual...

Talvez pensando nisso, Jostein Gaarder construiu um romance que, misturando suspense e mistério, ensinasse aos seus leitores algumas noções básicas da filosofia universal. Mas calma aí, precisa ter medo não: o livro passa longe de ser chato.

Sofia é um garota normal que está prestes a completar 15 anos; mas em um lindo dia, quando voltava da escola, encontrou dois estranhos bilhetes na caixinha de correios. Diziam apenas: “quem é você?” e “de onde vem o mundo?”. Sofia recebe também um cartão postal endereçado a Hilde Knag, uma menina que ela nunca ouvira falar, mas fazia aniversário no mesmo dia que ela.

Então, em continuação aos bilhetes, Sofia começa a receber um curso de filosofia através de cartas anônimas. No início, ela só se pergunta quem está lhe escrevendo e qual é o objetivo de tudo isso; mas aos poucos, ela vai se interessando pelo conteúdo das aulas, e começa a ver a vida de modo diferente, sob um olhar mais crítico e filosófico.

Aos poucos ela vai descobrindo sobre o professor/remetente, até que enfim ele permite que ela o veja; assim o curso filosófico tem prosseguimento. Mas continua o grande mistério: quem é Hilde Knag? Por que Sofia fica recebendo postais como se fosse ela? Quem está enviando esses postais? Com o tempo, Sofia e o professor percebem que também estão inseridos em uma outra realidade, bem diferente daquela em que vivem...

Tem muita gente que amou esse livro; mas também tem muita gente que o abandonou. Então qual é o problema dele? A linguagem é fácil e compreensível, o mistério está presente em cada capítulo e, além disso, tem altas doses de humor entre uma passagem e outra... A questão é justamente o fato de o livro ser grande, e boa parte de suas páginas é dedicada à história da filosofia. 

Assim, muitos acabam ficando cansados quando vêem três capítulos consecutivos falando sobre o filósofo tal e suas ideias... Mas aqueles que têm paciência, no final, são recompensados. Por isso esse pequeno fator não afeta a qualidade do livro. É só pegar o ritmo do texto e, logo, você já vai estar ansioso para saber sobre o próximo filósofo e, é claro,  a razão de todo o mistério que envolve Sofia Amundsen e Hilde Knag.

Esse livro já virou uma lenda moderna. Tem uma boa chance de, depois de ler ele, você passar a ter uma nova visão do mundo. Vale realmente a pena conferir.


Resenha por Diego B. Oliveira - resenhista do blog.


25 comentários:

  1. Gente, esse é um dos meus livros favoritos! Eu li no meu primeiro ano para o ensino médio, por conta de falar sobre cada filósofo e tals, e nossa eu amei, só para você ter uma noção eu li duas vezes, e você tem razão já virou uma lenda moderna.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha... ultimamente eu estou procurando livros para ler, Depois da sua resenha, esse com certeza entrou para a minha Lista Literária!


    Beijos, =]
    amoraazeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga esta a vendo um concurso no meu blog e a loja TPM Ofertas, de uma passadinha lá e veja o regulamento, amigo essa resenha deste livro esta ótima deve ser bom, blog maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bem, filosofia é uma matéria que me atrai, reflito bastante sobre o mundo e como a filosofia o analisa...adoro! Me lembrei de uma cena de Salve Jorge em que o guia turístico Ziah conta que Sofia significa sabedoria, provavelmente o nome do livro não é por acaso.

    dê uma olhadinha no meu blog -> http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa, quero ler *-*

    Tem um projeto lá no blog, espero que participe.
    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro, acho o nome convidativo demais. Embora parece algo surreal, mas nunca encontro nas livrarias. Daí perguntei o porque sempre eles não terem o livro, e adivinha. Pelo fato do livro sempre chegar e todos comprarem. Realmente deve ser bom, resenha muito boa. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Iiiiii.. Será que vou conseguir lê-lo até o final, não sou dessas que tem paciência :S

    Curti a resenha! ;)

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  8. É, sem dúvidas, um dos meus livros favoritos... Preciso ler novamente com urgência... Gosto de como o mundo filosófico é apresentador ao leitor.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei demais a sua resenha, ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei dele, parece ser muito bom.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Filosofia é bem interessante e ao mesmo tempo cansativa. E eu até posso entender as pessoas que abandonaram o livro. Mas pela sua resenha dá pra perceber que o livro é mega interessante, principalmente o fato de Sofia não saber quem é Hilde Knag, até eu fiquei curiosa hahah. Espero ler este livro em breve.
    Adorei sua resenha, parabéns;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa resenha. O livro realmente parece ser muito bom.
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  12. ainda lembro quando li esse livro... achei genial! AMEI a forma como o autor abordou assuntos de filosofia.
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  13. Cara, esse livro é muito muito foda. Lembro que quando li, realmente alguns pontos de vista mudaram. A maioria das pessoas que eu conheço não possuem o mínimo de inteligência necessária para ler Gaarder, entao não é um livro que eu saia indicando. Já leu o dia do Curinga? É outro livro mt bom dele.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gostei da sua resenha.
    Não sei se faria o meu estilo, mas quem sabe um dia desses eu não dou uma chance ao livro?
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Diego!
    Realmente, esse livro parece ser incrível.
    Eu tenho muita vontade de lê-lo, mesmo havendo pessoas que o detestaram.
    A premissa é muito interessante e eu acredito que curtiria muito a leitura.
    Gostei muito da sua opinião e espero poder ler em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi David.
    Sério que você conseguiu ler esse livro?
    Eu tentei uma vez e não fluiu, talvez não tenha sido o momento certo...ou eu não tenha tido a paciência necessária para ele.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Sempre quis ler esse livro, mas meu medo sempre foi de que ele fosse chato. Gostei da resenha e vou arriscar a leitura dele.

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu já ouvi falar desse livro! Todo mundo diz que é bom! :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito boa essa resenha, vou falando que, eu nem tenho paciência para ler livros assim desse tipo que você citou, mas depois dessa resenha, realmente deu vontade de ler esse livro, acho que irei comprar *--*
    beijinhus~♥
    http://ncnosekai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Diego, tudo bom?
    Comecei a ler O Mundo de Sofia mas não terminei, Na verdade "comecei" é um eufemismo, só li umas 50 páginas. Não pude concluir a leitura por que o livro não era meu e a dona se mudou na época, mas fiquei apaixonada pelo que li. Amo filosofia, acho fascinante, eu gostaria muito de cursar isso no futuro.
    Concordo que o livro às vezes perde o foco e conta outra história, mas achei ele bem engraçado, fofo e muito profundo. Acho que é um clássico do futuro. Bela resenha =D

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Super resenha... já quero ler esse livro.
    Beijo
    Boa semana

    ResponderExcluir
  22. Esse é o livro que eu mais quero no mundo.
    Gosto muito de filosofia então vai ser uma leitura que eu vou curtir bastante. O único problema é o precinho do livro... mas eu espero conseguir comprar em breve e poder ler logo, já que é um livro que está na minha wishlist faz tempo.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já li um livro com características semelhantes a essas que vc citou, mas no final acabei gostando muito, e gostaria de ler O Mundo de Sofia tbm! rsrs ...

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gostei do seu modo de escrever e da sua resenha, é a primeira vez que visito seu blog, provavelmente voltarei mais vezes agora que estou seguindo rsrs... abraços

    http://lumenseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Livros completamente fascinante!! Acabei de terminar de ler e amei o final, eu fiz uma resenha dele pra quem quiser ler ta aki http://tribosliterarias.blogspot.com.br/2014/06/blog-post.html ;)

    ResponderExcluir