Resenha: O Símbolo Perdido


Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas: 512
Nota do LC: 3,5/5

Chamado por seu amigo Peter Solomon para dar uma palestra em Washington, Robert Langdon viaja até a capital americana, mas ao entrar no palco para iniciar a palestra descobre que tudo aquilo foi uma forma de atrai-lo até ali para iniciar uma busca por um antigo portal mistico que tornaria possível a Apoteose (trasformaçao de homens em deuses).
Robert se vê forçado a colaborar com Mal`akh, vilão que esquematiza todos os passos de Langdon para que este decifre e revele o segredo da Pirâmide Maçonica, para que assim Mal`akh tenha acesso ao poder prerrogado pela lenda dos Antigos Mistérios. No desenrolar da trama Robert recebe ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter que esta sendo mantido refem pelo vilão da história.



É cedo quando Robert Langdon recebe uma ligação de Peter Solomon, maçom de último grau e um grande amigo seu, o convidando para dar uma palestra naquele mesmo dia no prédio do Capitólio, em Washington. Mesmo espantado, Langdon embarca no jatinho que lhe é enviado e parte para a palestra.

Mas, ao chegar, encontra o salão completamente vazio; pensando ter se enganado de lugar, Langdom revista o Capitólio inteiro, mas não encontra nenhum indício de que ali haveria uma palestra. Recebe, entretanto, outra ligação, e descobre que tudo não passou de uma farsa para atraí-lo até ali; a pessoa que ligou afirma estar mantendo Peter Solomon refém e, se Langdom quiser salvá-lo, deverá ajuda-lo a encontrar um antigo portal em Washington, decifrar os seus segredos e dizer onde estava o seu grande tesouro até a meia-noite.

E começa uma grande corrida contra o tempo; contando com a ajuda de Katherine Solomon, uma inteligente cientista e irmã da vítima, Robert Langdon embarca em mais uma jornada entre símbolos e enigmas pela capital dos Estados Unidos, tentando decifrar todos os segredos antes que Mal’akh decida por fim à vida de seu amigo.

O livro segue a mesma linha dos anteriores de Dan Brown: Langdon é surpreendido por um chamado, parte imediatamente para um lugar distante, descobre que alguém morreu ou está sendo mantido refém, encontra uma bela mulher que geralmente é parente da vítima e juntos partem na corrida atrás dos enigmas. Mas isso não chega a ser ruim; afinal, essa é a fórmula de sucesso do autor.

Acontece que o Símbolo Perdido é o mais fraco dos livros. Talvez a fórmula finalmente tenha cansado, ou o livro simplesmente não seja tão envolvente quanto os outros. A começar pelo vilão e seu objetivo incomum: encontrar um antigo tesouro que o ajudará a se tornar um deus humano. Mais do que nunca, Dan Brown explora o fantástico nesse livro, mesmo sob toda uma capa de comprovações científicas e históricas.

Mas é um livro que te prende até o último capítulo, esse é um talento o autor sempre soube usar bem. Mas quando você chega lá, nas últimas páginas, mais uma decepção; muita gente não gosta de O Símbolo Perdido justamente pelo final. Ali parece que o autor tentou retomar o seu tom sério dos outros livros e jogou um balde de água fria todos os leitores.

O estilo da obra é ágil e o texto é de fácil compreensão. A capa do livro é simplesmente linda - era a melhor, mas na minha opinião foi superada por Inferno - e as páginas tem uma textura diferente dos outros, o que contribui para o clima mais obscuro do livro. 

Essa é uma obra recomendada para todos os fãs de mistério e suspense, embora eu ache que quem nunca leu Dan Brown antes terá mais chances de se emocionar e se surpreender com esse livro.

Resenha por Diego B. Oliveira - resenhista do blog. 

29 comentários:

  1. Primeiro uma confissão: não li a resenha toda, apenas os três últimos parágrafos, porque é onde você comentou o que achou.
    Isso porque eu ainda vou ler "O Simbolo perdido"... e é a versão ilustrada \o/ rsrs
    Você me deixou preocupada, mas não desanimada hehe
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, a parte ruim de ler uma resenha é a vontade que você fica de ler o livro depois, fica naquela expectativa. ^^

    Beijos :*
    territorioteen-suh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que você teve uma espécie de amor e ódio com esse livro, e acho que livros assim, que nos intrigam são legais, tenho esse livro na estante, mas ainda não li. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei esse livro, acho que começo a ler ele na semana que vem.
    Beijo
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro O código da Vinci, mas nunca li kkkkk nunca sobra tempo, acabo por escolher outros pra ler, mas um dia eu leio.
    Já esse eu ainda não conhecia.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li Dan Brown - não lembro o nome do livro agora *9 - gostei muito de sua resenha, mas não tenho taaanto interesse nesse livro, não sei o motivo asuha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bom ^^ Isso sobre a maçonaria e a Apoteose me chamou atenção, mas não sei se vale a pena.
    A um tempo eu queria também ler o livro "Código da Vinci", que é do mesmo autor. Você já leu para saber se é bom?

    gc-geracaococacola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser ótimo, uma pena o final ser um pouco decepcionante. Tenho bastante vontade de ler os livros desse autor. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Já li todos os livros do Dan Brown, e confesso: realmente são a mesma fórmula. Só que acho a narrativa do autor muito bacana, são livros dinâmicos, bem estruturados, que valem a pena serem lidos. O último que li foi Inferno, do qual gostei bastante... :)

    Abraço,
    Lucas Kammer Orsi

    ResponderExcluir
  10. Adorei demais a resenha, eu adoro suspense, tenho certeza que irei gostar desse livro ♥
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acredita que nuncavme interessei pelos livros desse autor
    Mas gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Diego! Olha você expressou bem na sua resenha o que eu também achei de 'o simbolo perdido' - e olha que eu só li até a metade. Não sei como isso foi acontecer comigo que sou super fã do DB, mas o livro não me empolgou nem de longe como os outros do autor. Pode ser que eu não estivesse num bom momento para ler o livro, quem sabe né? Só sei que antes de ler 'inferno' com certeza vou retomar o simbolo e terminá-lo para ver no que vai dar. Ótima resenha, abraço!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu já li esse livro e gostei muito, na verdade, todos os livros do dan brow me agradam muito!

    Bom domingo.
    Beijos
    http://365diasvariados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Diego =)

    Esse é o único livro mais antigo do Dan Brown que ainda não li.

    Tenho bastante curiosidade de ler ele, pois todos falam que ele é muito bom e sua resenha me deixou mais curiosa ainda.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Eu parei no Código, que adorei, mas não sei porque ainda não avancei na série. Legal você falar que a fórmula parece estar cansando, porque reparei que um monte de gente nem sabe desse livro. Várias pessoas estão achando que Inverno é o 3º, rs. As vezes foi justamente por esse não ter feito tanto sucesso.

    tenho uma tag para você, espero que goste
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/07/tag-19-7-coisa.html
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Olá David,
    Eu ja ouvi muito falar desse livro,principalmente o meu amigo e parceiro de blog Zayron tem ele e ele gostou bastante.Mais eu nunca me interessei a ler esses livro,por mais que envolva misterios e supense (que é uma coisa que eu realmente gosto). Mais,quem saiba um dia eu ler esse livro rs!

    Abraços, Rebeka!
    muchachoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Minha curiosidade para ler Dan Brown aumentou e muito.... parabéns pela resenha bjins Ana :)

    ResponderExcluir
  18. Se é um dos mais fracos vou começar lendo outro, não gosto de começar com o ruim se não acabo por não ler mais nenhum, eu adoro esse tipo de leitura, mas né, vamos começar por outro rs Adorei a resenha!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já li vários dele, mas esse ainda não!
    Adoro o modo como ele escreve e detalha!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li nada do autor, mas esse livro tá na minha lista de leitura.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Diego!
    Eu concordo com você. Achei "O Símbolo Perdido" o livro mais fraco do autor. Segue a mesma fórmula dos anteriores e chega até ser repetitivo.
    Não achei inicialmente o livro instigante. Demorou um pouco para a história me envolver completamente.
    Gostei de saber sua opinião e de saber também que tivemos opiniões parecidas. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Foi esse livro que me fez virar fã do Dan Brown. Como foi o primeiro livro que li do autor, não o achei fraco não. Eu diria que foi excelente, mas se fosse ao contrário, podia ser que minha opinião fosse essa também!


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. eu só li o Código até hoje, pode isso? Fique com Anjos emprestado mais de um mês, na época da facul, mas não deu para ler. Mas mesmo sem ler os outros, tive a impressão de que O Símbolo era o mais fraco, assim como você confirmou, rs. Mas pretendo retomar a série
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi David! Li este livros faz quase três anos e gostei bastante, é uma história recheada de detalhes mas que não cansa.Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  25. Amei o livro do Dan Brown que li e quero ler todas as obras dele. Mas esse 3,5/5 me deixou com um pé atrás.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. sério que você só deu 3,5 para esse livro, eu acho que eu daria mais eu gostei bastante dele, mas acho que eu daria uma nota maior porque ainda não li outro livro do autor assim eu não poderia comparar com as outras obras que eles escreveu. adorei a resenha apesar da nota.

    abraços.
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Achei esse livro bem exagerado! Infelizmente não conseguiu me prender. Li até o fim por "honra da firma", rsrs.

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente, achei esse livro bastante cansativo e muito exagerado, principalmente após começarem a desvendar os mistérios do tal "tesouro". É exatamente o mesmo estilo de Código, porém mais chato. Li até o fim por honra da firma, rsrs.

    ResponderExcluir
  29. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir