Resenha: Coração de Tinta, de Cornelia Funke

Resenha: Coração de Tinta, de Cornelia Funke
Título: Coração de Tinta
Autor (a): Cornelia Funke
Editora: Cia. Das Letras
Nota: 5/5

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Resenha por Amanda Carvalho - nova colunista do blog -

Meggie é uma garota de 12 anos que mora sozinha com seu pai Mortimer, um restaurador de livros, desde que sua mãe desapareceu misteriosamente numa noite quando Meggie tinha apenas três anos.
Meggie é amante dos livros assim como seu pai, e os livros estão espalhados por toda a casa. Embaixo da mesa, em cima das cadeiras, no banheiro, na cozinha... Onde houver espaço, ele será ocupado por um livro. E mesmo havendo tantos livros, Meggie nunca teve o prazer de ouvir seu pai lendo um para ela em voz alta.
Descobrimos depois que Mortimer – ou Mo, simplesmente – tem o dom de tirar qualquer coisa dos livros quando os lê em voz alta. Ele é um conhecido "Língua Encantada".  E, embora esse seja o sonho de qualquer leitor – tirar seus personagens preferidos dos livros -, Mo não tem controle sobre o que sai do livro, e nem sobre o que entra ocupando o lugar deste.
Alguns livros devem ser degustados, outros devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente
Eu peguei Coração de Tinta numa manhã de tédio depois de um mês o adiando. No início é um livro muito complexo e, posso dizer até que não muito empolgante – mas nem um pouco chato -. Talvez você precise de três capítulos pausados até enfim não conseguir mais larga-lo nem depois de terminá-lo.

Não há um adjetivo a se dar a esse livro sem fazer com que seja muito pouco. O modo como Cornelia Funke dispõe as palavras faz com que a leitura seja – como eu posso dizer sem parecer exagerado? – sublime (?)

Os personagens são muito bem escritos, e descritos, são simples, mas mostrados de uma ótica que os fazem ser muito verdadeiros. Todos os personagens possuem grande importância para o desenrolar da história, mesmo os secundários, você vai amá-los como se fossem os principais.

O que eu posso dizer é que Coração de Tinta tem uma estória muito cativante, você não encontrará por vários dias uma tão bem construída quanto esta. E como se não bastasse, esse livro faz parte da trilogia "Mundo de Tinta", os livros que os seguem são "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta" e, eu posso dizer, também são ótimas leituras.

14 comentários:

  1. Esse livro anda SEMPRE caro, mas tem uma história super interessante e essa é uma autora super elogiada. Gostaria de ler a obra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei a resenha! Já tinha ouvido falar desse livro, mas não pensava que ele seria tão bom. Fiquei mega curioso para ler agora uheuheuhe

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Eu sempre quis muito ler esse livro. Parece ser incrível mesmo. Já sabia que era uma trilogia e fico feliz que a mesma não decepcione.
    Apenas vi o filme e gostei. Mas como sei que os livros sempre superam (e muito) as adaptações, quero muito lê-lo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    Faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados. Parece ser muito bom mesmo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Aí está um livro que tenho muuuita vontade em ler, acho que quando aprende-se a ler uma leitura complexa, vale-se tudo. Gostei muito da resenha! E seja bem vinda haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, David.
    Adorei seu ponto de vista sobre a obra, tenho muita vontade de ler esse livro, motivo pelo qual até hoje eu não vi o filme baseado no mesmo.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Nossa, eu já tinha visto, mas não sabia da história, gooostei!!

    Gostei bastante da sua resenha, vou deixar anotadinho aqui!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, oi David!
    Adorei essa primeira resenha sua aqui no blog!
    Há alguns anos eu peguei Coração de Tinta na biblioteca da minha antiga escola, e tive que devolver quando estava mais ou menos na metade, e nunca mais voltei a lê-lo, nem depois que minha irmã comprou a trilogia. Espero ler logo, ainda mais depois dos seus elogios á história :D

    Um abraço,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma curiosidade imensa sobre esse livro. Toda a série parece ser excelente. Depois dessa resenha, certamente vou querer lê-lo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. Personagens bem construídos são ótimos de "conviver". Agora só o que pegou foi esse começo um pouco complexo d ++. Sei lá...estou fugindo de livros assim no momento.
    Beijocas,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Tenho vergonha de dizer que só vi o filme mas é o que aconteceu aqui. Porém não nego que tenho uma vontade doida de ler o livro só leio resenhas possitivas e isso me anima cada vez mais *-*

    Beijo,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  12. tenho vontade em ler esse livro desde que o vi pela primeira vez, e já me disseram que ele é bom para exercitar a leitura, então acho que vale a pena!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia, mas fiquei curiosa pra ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir