Resenha: A garota que Perseguiu a Lua

Editora: Planeta
Autor (a): Sarah Addison Allen
Páginas: 238
Nota do David: 5/5 <3
Cortesia da Editora Planeta
Como você pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua? Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece.


Mullaby é uma cidadezinha do interior, onde a magia e os mistérios predominam. Luzes piscando nos fundos das casas, papéis de parede que se movem, pessoas com "dons" incomuns ... esses são alguns dos aspectos inexplicáveis de Mullaby. E, é neste cenário que conhecemos Emily e Julia.

Após a perda da mãe, Emily acaba de chegar a Mullaby para morar com o avô que, até então, não conhecia. Lá ela conhece Julia - vizinha e dona de um dos restaurantes mais famosos da cidade, conhecido pelos seus bolos - que irá ajudá-la a se adaptar ao local, sendo como uma mãe. Ela também conhecerá Will Coffey, um garoto misterioso que a deixará espantada ao saber que sua mãe tinha feito algo que havia deixado toda cidade chocada.

Após 18 anos fora, Julia decide voltar para Mullaby, a fim de resolver assuntos comerciais. Com o intuito de arrecadar dinheiro para pagar uma hipoteca, ela decide reabrir o restaurante de seu pai, para vender seus deliciosos bolos, que acabam fazendo uma grande sucesso na cidade. O que, a principio, parecia uma boa ideia pode acabar trazendo problemas para Julia. Lembranças voltam e seu passado vem à tona, e agora ela terá que enfrentá-lo.

"A Garota que Perseguiu a Lua" é um livro fascinante. Mistério e romance se misturam na história, nos mostrando que a protagonista da obra não se encaixaria em nenhuma das personagens principais, mas sim na própria cidade onde tudo isso acontece: Mullaby, uma cidadezinha que tem muito o que esconder. Dentre as duas histórias na obra, a de Emily teve mais destaque, e não foi ruim. Talvez esta não tenha me surpreendido tanto, mas mesmo assim, gostei do rumo que a história tomou. Porém, a de Julia mexeu muito mais comigo, pois pela narrativa da autora, consegui sentir a aflição, o medo, a raiva, a tristeza e muitos outros sentimentos que passavam pela cabeça dela. Com uma história tocante e linda, me encantei ainda mais quando soube o motivo de Julia fazer bolos.

O livro é narrado em terceira pessoa não só com pontos de vistas de Emily e Julia, como também de Vance e Sawyer que tem papéis fundamentais no enredo. Vance é o avô de Emily que ao saber que a neta virá morar com ele, vê uma nova esperança de continuar com a vida. No entanto, ele não imaginava que o relacionamento entre os dois seria tão distante. Sawyer é a antiga paixão de Julia, que está certo de que vai conquistar ela novamente, fazendo isso a qualquer custo.

A história de Emily é bastante intrigante, com algumas reviravoltas, mistérios, e mentiras desmentidas no decorrer do trama. Já a de Julia, como já disse, é mais tocante, pois suas atitudes demonstram que ela é uma personagem forte por ter que voltar ao cenário de um passado triste e que ainda deixou magoas dentro de seu coração. O final da história dela deixou alguns fios soltos, que num primeiro momento não gostei, mas que depois entendi que aquilo era para deixar um toque de que não havia acabado e que poderíamos imaginar novas histórias com Julia.

A diagramação da Editora Planeta está impecável. Páginas amareladas, letras em tamanho confortável, além de detalhes em cada início de capitulo, que deixou um charme no livro. A capa é linda e passa muito bem a noção da história. A obra tem tudo para agradar seus leitores, e um pouquinho mais. Recomendadíssimo!

29 comentários:

  1. Esse livro é um tesouro! <3 A autora conseguiu misturar o folclore com um drama bem gostoso de acompanhar.
    A diagramação da Planeta tá impecável, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oi david, parece ser bem legal esse livro mesmo... adorei :)

    Blog: sophiefrou.blogspot.com.br
    Youtube: migre.me/fruil (se inscreva :)

    Beijos Sophie

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Fiquei curioso pela resenha, ficou ótima! ;)

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei, agora estou com vontade de ler, não conhecia esse livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá David, tudo bom?

    É a primeira resenha que vejo desse livro. Já fui fisgado pela capa, que acho linda, viva e ao mesmo tempo misteriosa. Pelo jeito, tem todos os ingredientes de livros que eu gosto: cidade do interior, mistério e romance. Ainda esses dias ele estava numa promoção do Submarino por 9,90, mas acabei perdendo :/.. mas da próxima vez, com certeza vou comprá-lo! \o/

    Abraço
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente quero muito ler este livro. Ele parece ser ótimo.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  7. Triste a morte da mãe, mas empolgante essa cidade!
    Imagina o papel de parede do quarto mudar de acordo com nosso humos?! Seria muito legal ;)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pela sinopse parece ser legal
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei! E eu não conhecia nem o titulo do livro, nunca tinha ouvido falar. Anotei e pretendo ler até o final de agosto!

    Tambem não conhecia o blog, vi seu comentario em outro e entre neste daqui e no peças de oito. Eu amo ler, se pudesse eu teria uma biblioteca em casa. Estou seguindo os dois! Parabéns!

    beijos,

    Bárbara

    www.pontoemcomum.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia e fiquei morrendo de vontade de ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um bom livro; O livro parece ter uma estrutura muito boa. Gostei bastante da resenha, os personagens me atraíram a ler a história :)
    Kiss
    with-you-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, gente me apaixonei só pela resenha! Parece ser muito bom né?

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas tive a impressão de que o "enredo" é parecido com todos os livros que estão sendo lançados t.t Mas fiquei com vontade de ler.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Meo que MÁGICO esse livro, amei mesmo... já gravei aqui em favoritos para comprar!
    A parte que os papeis do quarto dela muda de cor de acordo com o humor, o bolo, tudo é muito incrível *-*

    Tem novo vídeo no canal '' Montando 3 looks '' migre.me/fssRF

    Blog: sophiefrou.blogspot.com.br

    Beijos Sophie

    ResponderExcluir
  15. Realmente um livro que mistura mistério e romance, tem que entrar na minha lista de desejados rs.
    Só me falta dinheiro kkkk.
    Adorei a resenha, adorei a capa e pretendo ler em breve.
    Caixinha de Correios #22.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha ouvido falar desse livro e realmente deve ser muito bom mesmo, pena que eu estou sem tempo até para ler :/
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Tenho visto muitas resenhas desse livro, sempre tive vontade de lê-lo, e agora com sua resenha estou com ainda mais vontade.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi David! Li O Pessegueiro da mesma autora e fiquei encantada com sua escrita, acredito que com este aqui não será diferente, a história parece ser muito boa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. David, fiquei encantada por essa obra desde o primeiro momento que a vi. Mas é realmente bem melhor ler uma resenha e saber mais sobre os elementos que compõe a trama. Gostei muito dos seus comentários... do que acabei de saber. Essa coisa da história ser narrada na percepção de mais personagens é algo que eu adoro quando bem colocado, e parece que isso acontece de forma condizente em A GAROTA QUE PERSEGUIU A LUA. Outra coisa que me intrigou, além dos mistérios, são essas pontas que ficaram soltas. Acho que nem sempre isso é ruim... é como você mesmo disse... meio que nos permite pensar a respeito, criar teorias, imaginar o que acontece. Essa possibilidade acaba sendo instigante, no fim das contas. Enfim... quero logo lê-lo!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. já é a segunda resenha que leio desse livro, vou procurar ler parece ser bom.

    ResponderExcluir
  21. Que lindo o título! Adorei a história tbm!
    Fiquei a fim de ler!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Páginas amareladas são tudo <3 Gostei tanto da sua resenha que agora estou louca pra ler o livro, vou adicionar já na minha lista do Skoob, na lista dos desejados.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostei da proposta do livro, só tinha visto a capa
    Essa é a primeira resenha e já me chamou bastante atenção
    Ainda mais com essa nota

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei da história desse livro, gosto de mistérios e sua resenha é ótima, livro relacionado na minha lista de leituras!!!
    bjs Livros,a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  25. A capa e o nome do livro normalmente não chamariam a minha atenção, mas a sua resenha fez com que a curiosidade falasse mais alto.
    Essa idéia dos papéis de parede que mudam de cor de acordo com o nosso humor bem que poderia virar realidade, iria adorar um no meu quarto!

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  26. Oi David
    Adorei sua visita la no blog :)
    Estou doida pra ler este livro.
    A Casa das Orquideas é lindo! Vale a pena.
    Adorei Feita de Fumaça e Osso e espero a continuação agora.
    Bjks mil e uma otima semana

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Hum...esse livro é realmente muito bom! Li e me apaixonei perdidamente. Esses mistérios são o que me envolveram completamente. A escrita de Sarah é maravilhosa.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  28. Olá David,
    Posso dizer que eu me encantei com o livro, é bem interessante e eu amo livros que envolve misterio e magia,simplesmente me fascinam total *--*. Vou procura-lo e ler,me interessei bastante no livro e da forma que você fez a resenha me deixou super curiosa para conhecer a cidadezinha Mullaby.

    Abraços, Becky!

    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Me chamou a atenção o nome do livro e pelo jeito a história parece ser muito boa. Nunca tinha ouvido falar (e que capa linda). Gosto de romances com toques de mistério, assim não se tornam enjoativos.

    ResponderExcluir