Resenha: Akropolis


Sinopse: Akropolis é uma viagem ao berço da civilização ocidental. A história de Atenas é contada a partir do seu mito de criação, passa pelos registros antropológicos, pelos estudos arqueológicos e se encerra em 404 a.C., na Guerra do Peloponeso, quando a cidade-Estado é derrotada por Esparta. Como nasceu o conceito de democracia? O que as democracias de hoje têm em comum com a dos gregos? Como os gregos entendiam a vida, como era a realidade doméstica, qual a situação do povo comum, das mulheres? Como eram os conceitos de ética e de estética dos gregos? O que era a demagogia? Como eram originalmente as obras de arquitetura e escultura conhecidas no mundo todo e objeto de visitação dos turistas que vão à Grécia? Entremeando os capítulos da narrativa sobre Atenas com o relato de suas conversas com Kostas, amigo e crítico dos estudos reunidos neste livro, Valerio Massimo Manfredi apresenta ao leitor um trabalho rico e bem diferente de um compêndio de história ou de mitologia. Filósofos, chefes de Estado, heróis e artistas aparecem ao longo do livro não como personagens estereotipados: são pessoas inseridas na moldura histórica de seu tempo. É assim que se apresentam ao leitor Homero, Aristófanes, Ésquilo, Fídias, Anaxágoras e Sócrates. Reconstruindo de modo muito especial um período da história da humanidade, Akropolis é uma leitura agradável e imperdível.

Opinando (Domino Simmons):

Esse foi o ultimo livro do desafio literário do mês de janeiro, e devo começar falando que a leitura não me agradou, inclusive está é a primeira vez que venho trazer uma resenha negativa de um livro para o blog, mas como preciso, vou tentar ser o mais breve possível, pois não gosto de falar sobre livros que não me agradaram.

A ideia do autor é boa, mas a forma como foi executada não.  Tive a sensação, a partir do segundo capitulo que ele começou a encher lingüiça com informações e perdeu o foco principal da historia, que é a narrativa da historia de um garoto (no inicio do livro) que visita a Grécia pela primeira vez, se apaixona e se torna um pesquisador. Nas partes seguintes do livro o temos narrando sua experiência como pesquisador e a construção de um livro sobre a cidade.

Mesmo  estudando a Grécia ,minha vida acadêmica inteira, achei a escrita e as informações que o autor desenvolveu ao longo da história bem confusas e em muitos momentos me senti "perdida" no meio da história. Isso acabou me provocando uma “leitura empurra com a barriga”.

Acho que é isso que tenho para falar, classifiquei o livro como regular/ruim (pois como falei a ideia é boa), e não o recomendo se você deseja ler algo referente à cidade de Atenas, afinal existem livros muito mais claros e com uma gama de sugestões para se aprofundar no assunto.

É isso gente espero ter sido clara em meu post, beijocas e até o próximo!


Resenha pela colunista Domino Simmons

16 comentários:

  1. Poxa...é muito ruim quando um livro não agrada, mas é preciso espalhar a notícia para outras pessoas não terem surpresa. kkkkkkkkkkk Eu não tenho muito interesse nesse livro e sei como é um saco quando o autor enrola.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. É tão triste quando não gostamos de uma leitura, principalmente porque falamos de nossa experiência depois. O tema abordado parece bacana, realmente uma pena o autor não ter conseguido desenvolver bem o tema.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Já não seria um livro que me atrairia, com você não gostando, então, piorou hahahah

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, apesar desse livro ter um gênero que eu não curto muito. Talvez algum dia eu o procure para ler! ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, David.
    Tão ruim quando isso acontece. Entendi bem o que quis dizer, acho que pior do que ler um livro ruim é saber que ele poderia ter sido bom, mas infelizmente teve sua história desenvolvida de uma forma não tão bem desenvolvida.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Apesar da sua resenha negativa, acho que leria a obra. Como adoro a mitologia grega e toda cultura de Atenas, vale a pena tentar a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Domino!
    Poxa, que pena que você não gostou. Sei como é, as vezes o escritor tem tudo para construir um bom livro e acaba se perdendo. Sou grande fã da Grécia, então fiquei meio "pé atrás".

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Gostei bem da sua opinião, foi sincera. ótima resenha :)
    Beeeeeijos!

    www.folhasdeoutono.com

    ResponderExcluir
  9. OI David. Acho que mesmo que você não goste de um livro deve resenhar porque é sua opinião. Eu não curto muito este tipo de leitura mas fico curiosa sobre o livro de qualquer forma Mas sobre a Grécia antiga sabe? Não sei se me renderia a ela.

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa já não fiquei lá muito interessada! =(

    ResponderExcluir
  11. A leitura parece não ter sido fluída. A sensação que tive lendo a sua resenha é que o autor poderia ter desenvolvido melhor o tema. Espero que as próximas leituras sejam melhores. :)

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente me deixe comentar a capa. Tratando-se de um livro sobre Atenas, só me liguei sobre o assunto quando li a sinopse, do contrário nunca ia parar pra perceber com uma arte assim tão obscura. Acabei me interessando, porém, quando li sua resenha já me desinteressei. Tive algumas decepções com livros em que o autor não sabe muito bem o que quer de sua obra e enche linguiça, por isso não entrou na minha lista de quero ler, apesar da minha paixão pelo assunto.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Ai que pena que o autor não soube desenvolver a história :( Bem ruim mesmo falar mal de livro mesmo :S

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  14. Já sei que não vou ler esse então. É legal ler resenhas negativas também, para saber qual a percepção de outra pessoa.

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sério que não é bom?
    Poxa, que pena!
    Amo Grécia, mitologia e tudo relacionado a ela.
    Bom, não está na minha listinha de livros a comprar.
    :P

    Seguindo o blog!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Odeio livros que parecem que estão "enchendo linguiça". É um saco, não conhecia essa obra em especial, mas já me senti desistimulada a ler, rsrs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir